Terapia Celular: A medicina do futuro

O que é terapia celular?

Termo usado genericamente para o uso de células como tratamento.

O termo genérico apresenta 3 divisões didáticas:

Terapia celular para reposição– Como exemplo temos as transfusão de sangue visto que as hemácias são células, esse tipo de terapia modificou toda medicina pois com a transfusão sanguínea se inicia a possibilidade de realização de grandes cirurgias e de reposições salvadoras em casos de hemorragias agudas por ferimentos graves, amputações etc, foi um grande marco.

 


Terapia celular para reconstituição- Envolve tratamento de doenças malignas como alguns tipos de câncer (leucemias, linfomas, mielomas) ou de doenças genéticas (anemia falciforme), e autoimunes (Aplasia de medula óssea,Lupus Sistemico,Doenla de Crohn, Esclerose múltipla). O que é chamado propriamente dito transplante de medula óssea.

 

Terapia celular de reparação- As células tronco tem a capacidade de se diferenciar para reparar um tecido lesado no caso de doenças neurológicas se diferenciando em neurônios, no caso de vascular se diferenciando em vasos e no caso de doenças cardíacas se diferenciando em tecido miocárdico, essa também é sem duvida área fascinante ao qual o conceito de toda medicina muda a partir desse marco, pois na medicina de 10 anos atrás não se ensinava sobre regeneração pois ainda não se sabia de sua capacidade dando assim a volta de 360 graus no conceito de tecidos que se regeneram.

 

Por ser uma área fascinante da medicina a área de terapia com células tronco foi o ultimo prêmio Nóbel de clinica recebido pelo Ilustre Professor Donald Tomas.(foto)

Leia também o artigo do Professor Donald Tomas: Cell therapy is a medicine of the future?

 

Sobre o autor

dlrserv