INDICAÇÕES DO TCTH

Uma doença autoimune é caracterizada quando o sistema imunológico de um indivíduo cria anticorpos para combater seu próprio organismo, ou seja ao invés de proteger o mecanismo de defesa ataca a si próprio podendo afetar de acordo com a doença órgãos e sistemas especificos.
De modo a controlar este distúrbio imunológico o transplante de células tronco hematopoiéticas de forma geral tem o principio de deletar o sistema imune defeituoso o reprogramando para que se inicie um novo sistema imunológicamente saudável, isso ocorre através de drogas imunossupressoras e o resgate com células tronco.

Doença de Crohn

É uma doença crônica, inflamatória intestinal de origem autoimune e que atinge geralmente o íleo e o cólon. Apresenta-se de três formas principais, a inflamatória, a fistulosa e a fistulo estenosante.
Ocorre nessa doença um distúrbio imunológico onde as células do próprio individuo inicia uma agressão no intestino causando dor, diarreia, sangramentos dentre outros sintomas de acordo com a progressão da mesma. Outros órgãos e sistemas também podem ser acometidos como por exemplo articulações, pele dentre outras.

Lúpus eritematoso sistêmico (LES)

É uma doença inflamatória crônica multicêntrica do tecido conjuntivo de origem autoimune cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva(em meses) ou mais rapidamente em semanas)variando com fases de atividade e de remissão. A pele e o rim são locais preferenciais para serem atingidos pela doença, mas também outros órgãos podem ser envolvidos como coração, pulmão e cérebro, ser multicêntrica pode ter um diagnóstico retardado sendo confundia com Outros tipos de doença.
No caso do Lúpus a radiação solar principalmente os raios ultra violetas Ao considerados fator desencadeante de reações.
O nome dado a doença Lúpus vem do latim que significa lobo, isso ocorreu devido ao fato que muitos pacientes com a doença apresentam uma mancha em face característica sendo assemelhada com a de alguns tipos de lobo.

Esclerose Múltipla

É uma doença neurológica, crônica, progressiva de origem autoimune onde as células de defesa do paciente atacam o próprio paciente causando um processo inflamatório e desmielinizando as bainhas de mielina que envolve os axônios dos neurônios.

Síndrome de Imunodeficiência Combinada Severa

Neutropenia Congênita

Síndrome de Chediak–Higashi

Síndrome de Wiskott- Aldrich

Esclerose sistêmica

Esclerodermia

Doença das fibras colágenas da derme cujo efeito é o endurecimento da pele com consequente redução da flexibilidade e mobilidade.

É doença autoimune considerada rara.

A Esclerodermia pose ser localizada quando atinge apenas a pele e sistêmica quando o excesso de produção de colágeno atinge vasos sanguíneos e órgãos internos.

Artrite Rematóide

É uma doença inflamatória autoimune crônica que geralmente afeta pequenas articulações
das mãos e dos pés. Ela interfere no revestimento dessas articulações causando um inchaço
doloroso que em sua evolução causa lesões ósseas e deformidades.
A Artrite Reumatoide pode não ficar restrita aos ossos comprometendo a pele, olhos, pulmões
e vasos sanguíneos.

Polineuropatia Crônica

Desmielinizante

Miestemia Grave

Anemia Aplástica

Leucemia Mielóide Crônica e Aguda ( LMC e LMA)

Doença de Hodgkin ( DH)Não Hodgkin ( LNH)

Mieloma Múltiplo ( MM)

Síndrome Mielodisplásica (SMD)

Leucemia Linfóide Aguda ( LLA)

Policitemia Vera

Neuroblastoma

Tumores germinativos de testículo, ovários

Anemia Blackfan – Diamond

Anemia de Fanconi

Hemoglobinúria Paroxística Noturna

Anemia Aplástica Grave

Anemia Falciforme

  • Anemia Falciforme

Talassemias

  • Anemia Falciforme

Mucopolissacaridose

Doença de Gaucher